quinta-feira, 26 de abril de 2012

"Eu", "Eu" e "Eu"

Ego: a NOSSA fuga!

Em um momento da minha vida, ouvi de uma pessoa que muito me admirava, dizer: “O que te estraga é o seu ego”.
Demorei a entender isso, até sentir na pele o tapa na cara que o ego pode nos dar.

Durante muito tempo, e talvez até nos dias de hoje, uso o ego como fuga dos meus sofrimentos, percebi que não sou a única que faz isso.

O Abacaxi



A um pouco mais de um ano me relacionei com uma pessoa que considero vítima de um auto-engano.
Em pouquissimos momentos em que estivemos juntos,  ele falou sobre seus sentimento por mim.
Em absolutamente NENHUM momento, durante meses, ele deixou transparecer suas fragilidades. Construiu em sua volta uma muralha, se poupando de todo e qualquer sentimento que possa machucá-lo.

Na época em que o conheci fui orientada pela minha terapeuta:  “Esquece esse cara. É um verdadeiro abacaxi!”
Foi difícil aceitar e enxergar que o cara que eu tinha em mente "Esse é pra casar", não passava de um verdadeiro Abacaxi.
O tempo deixou mais que evidente que minha terapeuta estava certa.

- Eu: Você está bem?
- Ele: Sim, sempre bem J
 Em todos os aspectos de nossa vida, em cada fase, em cada instante, temos sentido aqui no coração algo que se chama sentimento. É humanamente impossível alguem estar "sempre bem".
Somente sua consciência pode lhe dar um sentimento real do que você sente, e infelizmente eu não tive a oportunidade saber qual era o verdadeiro "Eu" dessa pessoa.


Acredito que diante de sofrimentos ou frustrações vividas, escolheu viver um conceito falso de “felicidade” onde coleciona fotografias ou imagens de si mesmo  que não abandonaria por nada na vida.
Assim, goza de suas dores e renuncia a elas, ou pelo menos finge que renuncia.
É falso quando alguém se sente um homem de 26 anos com um mundo diante de si, a quem as namoradinhas sorriem e que acredita que vai dominar o mundo com o seu rosto bonito.
Aprendi que o Ego é o outro eu, um eu imaginário.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário